Dimensão I

O espectro de atividades exercido pelo farmacêutico comunitário é amplo e compreende desde a dispensa e aconselhamento sobre o uso correto de medicamentos, à promoção da literacia em saúde e estilos de vida mais saudáveis, passando pela gestão da terapêutica, administração de medicamentos, determinação de parâmetros, identificação de pessoas em risco e deteção precoce de diversas doenças. Em linha com o leque de serviços prestados e na vertente da valorização dos mesmos e da profissão farmacêutica, salienta-se a promoção da consulta farmacêutica.

Nesse sentido, a constituição da consulta farmacêutica apresenta-se como uma diferenciação do aconselhamento farmacêutico prestado em balcão. A Consulta Farmacêutica é destinada a todas as pessoas, em especial a pessoas com doenças crónicas ou com múltiplas doenças, que tomam vários medicamentos, ou pessoas que têm dúvidas em relação à medicação.

Adicionalmente, outros serviços passíveis de serem prestados em âmbito de consulta farmacêutica incluem: as intervenções em situações agudas e urgentes, respostas a situações clínicas ligeiras, e aconselhamento de primeira toma, tanto em contexto regular como agudo.

A prática deste serviço de consulta farmacêutica deverá ter lugar em gabinete de atendimento personalizado, ao invés do modelo tradicional e unívoco de serviço farmacêutico em balcão de atendimento, e assim aumentar a perceção de valor acrescentado do serviço por parte do cidadão.1,2

Propõe-se, assim, o desenvolvimento da intervenção farmacêutica em contexto de consulta, de acordo com os critérios de elegibilidade de pessoas-alvo definidos. Promover a valorização do serviço profissional prestado, enquanto elemento-chave na adequação da utilização de terapêuticas em regimes complexos, avaliando as necessidades das pessoas e garantindo a utilização segura, efetiva e apropriada dos medicamentos.

A constituição da consulta farmacêutica permitirá gerar valor aos serviços prestados pelos farmacêuticos comunitários e trazer benefícios para as pessoas.

A nível de ganhos em saúde, a consulta farmacêutica vai melhorar a qualidade de vida das pessoas e os seus resultados terapêuticos, garante a utilização segura, efetiva e apropriada dos medicamentos e prestará apoio na resolução de questões relativas à medicação e aos problemas de saúde.

1. Seston EM, Anoliefo CJ, Guo J, et al. Community Pharmacist Consultation Service: A Survey Exploring Factors Facilitating or Hindering Community Pharmacists’ Ability to Apply Learnt Skills in Practice. Pharmacy (Basel) 2022;10:117. doi:10.3390/pharmacy10050117 2. NHS England. NHS Community Pharmacist Consultation Service (CPCS) – integrating pharmacy into urgent care. NHS England. 2022. https://www.england.nhs.uk/ primary-care/pharmacy/pharmacy-integration-fund/community-pharmacist-consultation-service/ (accessed 24 Jul 2023).

Desenvolvimento da intervenção farmacêutica em contexto de consulta, de acordo com os critérios de elegibilidade de pessoas-alvo definidos.

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

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