Dimensão II

Os farmacêuticos desempenham um papel fundamental na melhoria dos resultados de saúde, através da promoção do uso responsável dos medicamentos, da otimização da sua escolha, da sua utilização eficaz, e da implementação de serviços farmacêuticos. O investimento no desenvolvimento e progresso destes profissionais é imperativo, em todos os âmbitos e cenários, para colmatar as lacunas existentes relacionadas com a educação, formação e desempenho, promovendo a progressão das estruturas onde estão inseridos.1

A avaliação do nível de satisfação dos profissionais é um importante indicador de qualidade dos serviços e tem sido amplamente utilizado para avaliar os processos inerentes aos sistemas de saúde. Compreender o nível de satisfação dos farmacêuticos, nas farmácias, é crucial para obter uma melhor perceção sobre a qualidade dos cuidados farmacêuticos oferecidos.2

A satisfação profissional e na carreira têm estado positivamente ligadas à motivação, desempenho, produtividade e segurança das pessoas, e negativamente associadas ao absentismo, pontualidade, insatisfação com os sistemas de gestão e apoio recebido.2

Nos objetivos de desenvolvimento propostos pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), em 2020, o objetivo de desenvolvimento número dois aborda a estratégia de formação no início da carreira, sugerindo:

1) desenvolvimento de oportunidades estruturadas de formação;
2) disponibilização de apoio na carreira e mentoria;
3) estabelecimento de condições adequadas para conciliar a prática farmacêutica e as circunstâncias pessoais através do desenvolvimento de programas formativos;
4) criação de incentivos adequados, pelo reconhecimento da profissão e certificação;
5) desenvolvimento de programas de mentoria com mentores qualificados com experiência no meio académico, indústria e organismos reguladores;
6) estabelecimento de fóruns de discussão para promover a criação de uma rede de contactos e oportunidades de desenvolvimento profissional.

É, portanto, essencial compreender os fatores que afetam a satisfação dos farmacêuticos em início da carreira.1,3,4

Do ponto de vista da prestação de serviços farmacêuticos, é fundamental desenvolver programas e estratégias de formação baseados em evidência e direcionados para os profissionais em início da carreira, permitindo-lhes desenvolver competências específicas. Isto garantirá um melhor desenvolvimento, formação e retenção do talento farmacêutico, promovendo uma resposta mais efetiva aos desafios globais da prestação de cuidados de saúde.1,2

Além disso, é necessário desenvolver e implementar um sistema estruturado, que proporcione um bom ambiente de trabalho a par com um nível de remuneração ajustado e um maior nível de autonomia do farmacêutico, o que contribuirá para uma maior a satisfação no emprego e na carreira.1,2

1. Bajis D, Al-Haqan A, Mhlaba S, et al. An evidence-led review of the FIP global competency framework for early career pharmacists training and development. Research in Social and Administrative Pharmacy 2023;19:445–56. doi:10.1016/j.sapharm.2022.11.010. 2. Berassa MS, Chiro TA, Fanta S. Assessment of job satisfaction among pharmacy professionals. J Pharm Policy Pract 2021;14:71. doi:10.1186/s40545-021-00356-1. 3. International Pharmaceutical Federation (FIP). The FIP Development Goals: Transforming global pharmacy. The Hague: 2020. 4. Meilianti S, Matuluko A, Ibrahim N, et al. A global study on job and career satisfaction of early-career pharmacists and pharmaceutical scientists. Exploratory research in clinical and social pharmacy 2022;5:100110. doi:10.1016/j.rcsop.2022.100110.

Implementação de uma estratégia de atração e desenvolvimento em farmácia comunitária que preveja:

  • realização de campanhas de sensibilização junto de estudantes do ensino superior e secundário/profissional, profissionais e sociedade civil (escolas, entidades residenciais para idosos), realçando o impacto positivo que as equipas das farmácias têm na vida das comunidades;

  • implementação de modelos de carreira e práticas laborais competitivas, com ajuste de responsabilidades, remuneração e carga horária, visando oferecer um ambiente de trabalho gratificante e incentivando o desenvolvimento profissional contínuo e a progressão na carreira.

  • realce do valor acrescentado dos profissionais de farmácia do ponto de vista científico e laboral. 

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

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