Dimensão II

As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), a par da automação, big data e outras soluções de saúde digital, têm permitido à comunidade farmacêutica alargar e melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população, não dispensando a insubstituível interação humana presencial entre o farmacêutico e os utentes. Além disso, as soluções de saúde digital têm um grande potencial para promover uma maior colaboração entre diferentes profissionais de saúde, visando uma melhor experiência e melhores resultados na cadeia de valor da saúde.1

A abordagem multidisciplinar na prestação de cuidados de saúde é uma tendência global, que promove melhores resultados clínicos e económicos para o sistema de saúde. Esta abordagem envolve interações, entre os diferentes profissionais, através de mecanismos de comunicação e de colaboração eficazes, ao longo de toda a jornada de saúde da pessoa. Nas últimas décadas, o papel e responsabilidade profissionais do farmacêutico comunitário evoluíram para uma prestação de cuidados farmacêuticos mais centrados nas pessoas e assentes numa filosofia colaborativa com benefício acrescentado para o utente.2,3

No entanto, para que esta abordagem seja efetiva é necessário partilhar informação sobre a saúde das pessoas de forma segura, confiável e atempada. De acordo com a literatura disponível, a utilização de canais de comunicação eletrónicos e ágeis entre profissionais de saúde é crucial. Acresce que quaisquer recomendações ou modelos de comunicação a serem desenvolvidos no futuro devem permitir flexibilidade no acesso à informação.2,3

De salientar que, segundo a OMS, a comunicação eficaz é um componente essencial da prestação de cuidados de saúde seguros e de qualidade, sendo particularmente importante no contexto de cuidados de saúde multidisciplinares. Neste contexto, torna-se fundamental incentivar a colaboração entre profissionais e criar mecanismos que permitam a comunicação entre os vários sistemas informáticos – interoperabilidade -, para além de permitirem o acesso dos profissionais aos dados de saúde dos utentes.

É premente acelerar o processo de melhoria de acesso a dados de saúde, aproveitando as potencialidades dos sistemas digitais, com o objetivo de apoiar a prestação de cuidados de saúde e reduzir as ineficiências existentes.

1. Pharmaceutical Group of the European Union (PGEU). Position Paper on Digital Health. PGEU. 2021. https://www.pgeu.eu/wp-content/uploads/2019/03/PGEU-Position-Paper-on-Digital-Health.pdf (accessed 7 Jul 2023). 2. Sim TF, Hattingh HL, Sunderland B, et al. Effective communication and collaboration with health professionals: A qualitative study of primary care pharmacists in Western Australia. PLoS One 2020;15:e0234580–e0234580. doi:10.1371/journal.pone.0234580. 3. Albassam A, Almohammed H, Alhujaili M, et al. Perspectives of primary care physicians and pharmacists on interprofessional collaboration in Kuwait: A quantitative study. PLoS One 2020;15:e0236114–e0236114. doi:10.1371/journal.pone.0236114.

Desenvolvimento de canais de comunicação eletrónicos com outros profissionais de saúde, valorizando o trabalho interdisciplinar, essencial para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, integrados e centrados na pessoa.

Intervenção junto dos decisores políticos para facilitar a implementação de novos serviços baseados nas TIC e no acesso a dados de saúde pelos farmacêuticos comunitários.

Promover o valor do farmacêutico comunitário como parte integrante da equipa de saúde, promovendo a sua participação ativa no processo de cuidados.

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

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