Dimensão II

A marca Farmácias Portuguesas é hoje uma das marcas mais fortes junto da população. De acordo com os resultados do estudo REPSCORE© de “relevância e reputação emocional das marcas com os cidadãos portugueses”, relativo a 2022, a marca Farmácias Portuguesas lidera a categoria de Retail Health & Wellness.206 Estes resultados evidenciam o impacto desta marca e são indicadores da necessidade do seu desenvolvimento permanente.1

Esta marca, lançada em 2008 e associada ao programa de fidelização, uniu as farmácias num posicionamento e identidade visual únicos, promovendo o canal farmácia junto da população e contribuindo para a união das farmácias aderentes, numa lógica de coesão nacional.

Atualmente, para além de impulsionar os esforços de marketing e publicidade das farmácias comunitárias, o recurso a uma plataforma digital agregadora e representativa das farmácias comunitárias tem oferecido uma oportunidade para promover os cuidados de saúde e a acessibilidade a informação de saúde fidedigna. Neste contexto, o desenvolvimento de estratégias de marketing com base na marca comum é fundamental para a implementação bem-sucedida de um novo produto ou serviço nas farmácias comunitárias.2,3

Pretende-se, assim, que a marca e identidade se expanda a toda a rede de farmácias no território nacional, numa ótica de posicionamento de excelência do setor, contribuindo para a afirmação das farmácias comunitárias enquanto estabelecimento de saúde e prestador de serviços em proximidade, no sentido de permitir a representação de todo o setor junto da sociedade e de todos os parceiros com base numa marca transversal.

Desta forma, a marca Farmácias Portuguesas representará uma alavanca da proposta de valor de todas as farmácias junto da sociedade, em particular na dispensa de tecnologias de saúde, na prestação de serviços de saúde, e no reforço da ligação emocional do farmacêutico e das suas equipas com as pessoas.

1. RepScoreTM. Estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses. Comunicado à Imprensa. OnStrategy. 2023. https://www.onstrategy.com.pt/xms/files/Reports/2023/Brand_Reputation/REPSCORE_2023_Comunicado_de_Imprensa.pdf (accessed 10 Sep 2023). 2. Westerfield B, Cain J. Why and how community pharmacies should better use Facebook. Journal of the American Pharmacists Association 2019;59:S30–4. doi:10.1016/j. japh.2018.12.007. 3. Mirzaei A, Carter SR, Schneider CR. Marketing activity in the community pharmacy sector – A scoping review. Research in Social and Administrative Pharmacy 2018;14:127– 37. doi:10.1016/j.sapharm.2017.03.056.

Desenvolvimento de uma estratégia de marketing efetiva para a marca “Farmácias Portuguesas”, de forma a aumentar a visibilidade da mesma junto da sociedade e dos parceiros.

Expansão da marca à rede de farmácias comunitárias em todo o território nacional, enquanto elemento essencial na perceção do cidadão.

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

Eixos de desenvolvimento

1 Afirmação da farmácia enquanto espaço de saúde e bem-estar na jornada de saúde da pessoa

2 Transformação digital ao serviço das farmácias e das pessoas

3 Geração de evidência científico-profissional em saúde

4 Valorização das equipas e da profissão

5 Promoção da coesão territorial como resposta aos determinantes sociais em saúde

6 Promoção da sustentabilidade económico-financeira

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